OS CAMPONESES DO BRASIL

 

O periódico “Movimento” foi um jornal de esquerda que circulou no período final do regime militar no Brasil. O jornal focava suas publicações em questões sociais relacionadas à luta de classes e a política do período.


Na edição nº304, referente a semana de 27 de abril a 03 de março de 1981, o jornal destacou uma matéria sobre a situação do camponês brasileiro. Dedicando ao tema cinco páginas com diversos artigos, com o título principal de “Os camponeses do Brasil”.

 

 

 

 

foto 1.JPG

O periódico relata nestas páginas as diversas dificuldades enfrentadas pelos pequenos camponeses, que neste período passaram a sofrer pressão por parte dos grandes latifundiários. Sem um apoio suficiente do governo, muitos tiveram que vender suas terras e migrar para a cidade. Como as cidades não estavam preparadas para receber este grande número de migrantes, foi gerado um imenso número de desempregados.


Em um dos trechos de um dos artigos referentes ao tema, é abordada a história de um senhor chamado Menandro, que representa a realidade do pequeno camponês.

foto 2.jpg

Diversos artigos compõem esta matéria, além dos artigos muitas tabelas apresentavam em números a situação do campesinato brasileiro com dados oficiais.

 

foto 3.JPG

Um dos artigos em destaque intitulado “Terra ou salário” pode ser conferido na integra abaixo:

 

foto 4.JPG

eEste artigo foi escrito por mim quando estagiava no centro cultural Martha Watts. Para conferir o original e mais artigos do acervo do CCMW acesse:http://acervoshistoricos.blogspot.com