Compartilhe

Notícias em destaque

Geografia com Rodrigo Baglini

Geografia com Rodrigo Baglini

Em entrevista exclusiva para a profz, Rodrigo Baglini nos conta um pouco sobre o seu canal na plataforma YoutubeEDU, “Geografia com Rodrigo Baglini”, que atualmente conta com quase 7 mil inscritos.

O canal visa transmitir, de maneira didática, diversos assuntos relacionados à disciplina de Geografia, e para isso as publicações ocorrem periodicamente, sempre respeitando uma correta sequência de aprendizagem daqueles que as visualizam. Segundo Rodrigo, os vídeos são elaborados pensando nos alunos do Fundamental II, mas também acabam sendo úteis a outros professores, que podem utilizar o material como reforço, referência e complemento de suas aulas.

Todo o conteúdo é público e gratuito, e seus visitantes têm a possibilidade de aprofundar seus estudos dentro da sala de aula com seus professores de Geografia. Uma das principais características é que cada vídeo vem acompanhado de uma lista de exercícios e reflexões, o que é  ideal para trabalhar o Ensino Híbrido por meio de vídeo aulas.

Em seu canal, o professor Rodrigo já possui mais de 80 aulas, e estes são alguns de seus cursos disponíveis:

Urbanização mundial

 

Estrutura sociopolítica do Brasil

 

Região Nordeste

Com relação ao YoutubeEDU, Rodrigo ressalta que a plataforma tem lhe rendido muita visibilidade e possibilidade de networking com muitas pessoas interessantes no meio da tecnologia e educação. O seu curador no YoutubeEDU, Peter Trento, assim como Rodrigo, faz parte de um seleto grupo de educadores que têm se destacado quanto ao uso de ferramentas tecnológicas para revolucionar o ensino no Brasil e no mundo. São os Google Innovators, grupo que recentemente recebeu novos integrantes com projetos inovadores a serem desenvolvidos durante o ano de 2018. Muita novidade deve surgir em breve.

Acredita que o Youtube é o melhor canal audiovisual para alcançar e atender o público jovem e infantil, reforçando que, embora a base da plataforma seja o entretenimento, é possível encaixar a Educação e os conteúdos de qualidade neste ambiente que o jovem transita. Destaca também que a ideia de TV enquanto audiovisual para essa geração dos anos 2000 já esta falida.

Rodrigo nos conta que a produção do material requer muito planejamento, pois tem compromisso com o que posta na internet. Diferente de um conteúdo qualquer de alguns canais, o roteiro tem que ser pensado com muito carinho e didática, sendo esta etapa a mais complicada, sem mencionar o tempo de edição, que, segundo o professor, é um parto. Por outro lado, o que mais o recompensa são as devolutivas dos seus alunos e de seus visitantes espalhados por todo o país.

Encontramos em seu canal alguns depoimentos como “Gostei muito das suas aulas, parabéns, bem calmo e explica tudo!! Fora que os exercicios fazem com que você fixe o conteúdo explicado no vídeo”, “Parabéns pelo vídeo, acabei de me inscrever no seu perfil para receber as futuras atualizações também! Amo este tipo de conteúdo e deixo em lopping por horas :D”. Isso nos mostra que Rodrigo Baglini tem desenvolvido um trabalho magnífico, um exemplo a ser seguido por colegas que desejam um novo formato para a educação.

Com um novo curso que terá início em Fevereiro deste ano, o objetivo do professor Baglini é atender de maneira democrática o processo de ensino-aprendizagem e despertar nos alunos uma nova abordagem de um tema que é extremamente relevante na Geografia e sobretudo no nosso cotidiano, a Globalização. Vamos aguardar!

Inscreva-se em seu canal e ative as notificações para receber as novidades!

Compartilhe

Deixe um comentário